crossfit e lesao no joelho ortopedista em brasilia e Especialista em joelho Dr Saulo Castro
Crossfit e lesões nos joelhos
17/04/2019
ENTREVISTA Dr Saulo Castro – Correio Braziliense: cientistas desenvolvem músculo sintético
19/07/2019

Lesão do Ligamento cruzado anterior

ortopedista em brasilia e Especialista em joelho Dr Saulo Castro

Lesão do Ligamento cruzado anterior

O que é o Ligamento cruzado anterior (LCA)?

É um dos quatro ligamentos que o joelho possui e é considerado o principal estabilizador do joelho.  É formado por duas partes, também conhecidas por bandas, e se origina na tíbia (osso da perna) e vai até o fêmur (osso localizado na coxa), ligando um osso a outro. Possui 38 mm de comprimento e 11 mm de largura.

Quais as Funções do Ligamento cruzado anterior?

  • Proporcionar estabilidade ao joelho no movimento de extensão;
  • Possibilitar o movimento de rotação do joelho;
  • Controlar a hiperflexão, a rotação interna e a mobilidade lateral em flexão e extensão;
  • Impedir o deslizamento anterior da tíbia sobre o fêmur; e
  • Realizar movimentos finos.

Lesões do Ligamento cruzado anterior

O que são Lesões do Ligamento cruzado anterior ?

As lesões no LCA são rupturas que podem ser completas quando há o rompimento das duas bandas do ligamento e incompletas, quando apenas uma banda se rompe.

E embora possa ocorrer em atividades domésticas, profissionais ou acidentes, grande maioria ocorre em decorrência de práticas desportivas como Crossfit, tênis, vôlei, basquete, futebol, esqui, lutas e danças.

Como ocorrem as lesões do Ligamento cruzado anterior ?

As rupturas podem ocorrer quando há uma hiperextensão do joelho também conhecida por chute no ar, quando o indivíduo se mantém com o pé fixo ao chão e faz um movimento brusco de rotação com o joelho ou ainda em decorrência de uma batida no joelho.

Quais os sintomas das Lesões do Ligamento cruzado anterior ?

No momento da lesão, é possível ouvir um estalo, o indivíduo pode sentir dor forte, e, normalmente há um inchaço no local.

A dor e o inchaço podem desaparecer com o tempo. No entanto, o indivíduo que sofreu a lesão pode perceber uma instabilidade em alguns movimentos, observando um falseio no joelho e dificuldade de movimentação plena.

Portanto, ao sofrer uma lesão no joelho deve-se procurar um ortopedista a fim de realizar exames capazes de diagnosticar o problema.

Como é feito  o diagnóstico das Lesões do Ligamento cruzado anterior?

O ortopedista poderá diagnosticar a lesão do LCA a partir da clínica por meio de anamnese e exame físico detalhados.

No entanto, a ressonância magnética pode ser solicitada com a intenção de auxiliar o exame clínico a fim de verificar lesões parciais do LCA; se há outras lesões associadas à lesão do ligamento cruzado anterior, como as lesões de menisco; e de orientar o processo de reconstrução do LCA.

Tratamento das Lesões do Ligamento cruzado anterior

Tratamento conservador ou cirúrgico das Lesões do Ligamento cruzado anterior

Antes de indicar o tratamento o médico ortopedista deverá fazer uma consulta clínica a fim de decidir o melhor tratamento.

O tratamento conservador das Lesões do Ligamento cruzado anterior

Nesse caso ocorre por meio de fortalecimento muscular dos membros inferiores e será indicado quando não houver instabilidade do joelho e quando o indivíduo não precise nem pretenda realizar nenhuma atividade profissional e/ou esportiva que demande movimentos rotacionais ou grande impacto sobre os joelhos.

O tratamento cirúrgico das Lesões do Ligamento cruzado anterior

O tratamento poderá ser recomendado quando o ortopedista observar a instabilidade do joelho e quando o indivíduo exercer profissões cujas atividades demandem a utilização constante dos membros inferiores ou praticarem atividades esportivas que gerem muito impacto ou movimentos rotacionais constantes.

Antes de indicar a cirurgia o indivíduo deverá passar por sessões de fisioterapia para tratar a inflamação gerada pela lesão.

Como é a cirurgia das Lesões do Ligamento cruzado anterior?

A cirurgia, conhecida como artroscopia, é realizada com pequenos cortes que permitem a substituição do ligamento lesionado por um novo ligamento que pode ser um enxerto de tendão ou por tendões do nosso próprio corpo.

Como é a recuperação cirurgia das Lesões do Ligamento cruzado anterior?

O paciente costuma receber alta no dia seguinte à cirurgia.  Durante as 6 semanas que seguem a cirurgia, o paciente ainda sente dor e dificuldade de realizar alguns movimentos.

Nesse período o intuito é diminuir o inchaço e a dor além de manter o joelho esticado, uma vez que a tendência é deixá-lo dobrado.  Para isso a recomendação é aplicação de gelo e movimentos de dobrar e esticar o joelho.

Passadas as 6 semanas, exercícios de fortalecimento do joelho, equilíbrio, coordenação motora e de explosão devem ser realizados com acompanhamento profissional.

O retorno às atividades esportivas deve ser realizado apenas após a avaliação do ortopedista que fez o procedimento cirúrgico.

A recuperação varia entre os indivíduos e leva em média 6 meses, sendo um processo gradual que deve ser acompanhado por profissional.

Sobre o Autor

Dr Saulo Castro é Ortopedista em Brasília e Especialista em Cirurgia do Joelho com mais de 16 anos de experiência na medicina e 9 em Ortopedia em Brasília. Os atendimentos com o Dr. Saulo podem ser realizados na Clínica de Ortopedia na Asa Norte ou na Asa Sul.

Se você deseja busca informações sobre tratamento para lesão do ligamento cruzado anterior, entre em contato com para agendar sua consulta.

Referências

JANUÁRIO, M.; BARROS, E. J. Complicações pós-operatórias da reconstrução do ligamento cruzado anterior. Fisioterapia Brasil, Rio de Janeiro, v.4, n.6, p. 402-408, nov/dez 2003.

CAMPBELL, W. C.Cirurgia Ortopédica de Campbell. 8o ed. Buenos Aires: Panamericana, 1996, v.4.

HEBERT, S.; XAVIER, R. Ortopedia e Traumatologia: Princípios e prática. 3º ed, Porto Alegre: Artemed, 2003

STARKEY, C.; RYAN, J. Avaliação de Lesões Ortopédicas e Esportivas. São Paulo: Manole, 2001.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MARCAR CONSULTA