Crossfit e lesões nos joelhos

Essas atividades esportivas e funcionais, contemplam exercícios de levantamento olímpico, movimentos ginásticos e de condicionamento aeróbio, os quais podem ser executados em alta intensidade. Uma das lesões mais comuns, são as lesões do joelho, e isso ocorre quando executamos alguns movimentos de forma incorreta, ou com uma frequência exagerada. Veja aqui nesse post algumas dicas de como evitar lesões nos joelhos realizando Crossfit
crossfit e lesao no joelho ortopedista em brasilia e Especialista em joelho Dr Saulo Castro

Crossfit e lesões nos joelhos

O que é o Crossfit?

O Crossfit é um recente método de treinamento físico que vem ganhando popularidade desde sua criação.

Essas atividades esportivas e funcionais, contemplam exercícios de levantamento olímpico, movimentos ginásticos e de condicionamento aeróbio, os quais podem ser executados em alta intensidade.

Uma das lesões mais comuns, são as lesões do joelho, e isso ocorre quando executamos alguns movimentos de forma incorreta, ou com uma frequência exagerada.

Crossfit causa lesões nos joelhos?

Como todo o exercício, se você executar as atividades de forma incorreta ou excessiva. O crossfit pode ocasionar:

  • Lesões musculoesqueléticas
  • Lesões nos ligamentos
  • Rabdomiólise.

Diante dessas possibilidades, é muito importante fazer este tipo de atividade física com profissional capacitado, além de respeitar os limites do próprio corpo.

Quais as lesões no joelho são mais comuns em praticantes de Crossfit?

Dor patelofemoral (DPF) no Crossfit

A dor patelofemoral é um desconforto ou dores nos joelhos, particularmente em torno da rótula. Essa é uma queixa comum entre os crossfitters.

Ela acomete principalmente os iniciantes nessa atividade, ou que não estão acostumados com o grande volume de alguns exercícios. Por exemplo: agachamentos, saltos, ou aqueles atletas cuja mecânica de agachamento / salto não é a ideal.

Quais são os sintomas da Dor patelofemoral ?

Os sintomas da dor patelofemoral incluem a dor quando você dobra os joelhos. A dor pode ocorrer no momento de subir ou descer escadas, agachar-se, ajoelhar-se, correr ou até se levantar de uma cadeira.

Pode haver um inchaço ao redor da rótula, e até sentir estalos ou o ranger do joelho. No entanto, dores nos joelhos podem ser causadas por diversos problemas diferentes.

Ruptura do menisco no Crossfit

A Ruptura do menisco é uma das lesões mais comuns em praticantes de crossfit.

Muitas vezes a pessoa se machuca quando o joelho está em flexão profunda, isto é, com flexão acima de 90 graus, seja agachado, usando kettlebells, ou com leg press muito profundo.

Nessa circunstância, a parte de trás dos joelhos empurram o menisco, que pode por sua vez romper o acessório de revestimento da articulação ou romper a fixação no osso.

Este último é um pouco mais preocupante, podendo agrava-se para uma osteoartrite.

Assim, se estiver praticando alguma atividade no crossfit e sentir um estalo na parte de trás do joelho, interrompa o exercício. Em seguida ou assim que possível, procure um especialista.

O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para se evitar o agravamento de um possível caso de ruptura no menisco. Por isso procure um ortopedista caso você esteja sentindo dor nos joelhos.

 

Tenho dores nos joelhos, posso praticar Crossfit?

O Crossfit, para quem sofre com dores nos joelhos deve ser avaliado com cautela, pois envolve cargas altas e grande intensidade nos exercícios. Mas se você já pratica crossfit e sente dores nos joelhos, procure seu ortopedista para uma avaliação.

Dessa maneira, antes de realizar qualquer atividade física, principalmente as que envolvem maior intensidade, é importante passar por uma avaliação profissional, por isso consulte seu ortopedista.

Só uma avaliação especializada poderá indicar se esta é a modalidade adequada para você.

Como evitar lesões nos joelhos realizando Crossfit?

  • Siga as orientações do seu instrutor na prática de exercícios, observe os movimentos e a postura;
  • Fique atento ao que seu corpo suporta, não exagere
  • Trabalhe bem a flexibilidade e mobilidade corporal, principalmente a dos membros inferiores;
  • Mantenha o joelho fortalecido e estabilizado na hora da execução dos exercícios;
  • Caso esteja praticando atividades e sinta dores ou inchaço, diminua a intensidade dos exercícios ou;
  • Se as dores e ou incômodos forem fortes, pare imediatamente os exercícios e procure seu ortopedista;
  • Tenha sempre um acompanhamento médico e siga as orientações à risca.

O que pode gerar uma dor no joelho?

Dores nos joelhos durante a realização de exercícios podem ser ocasionadas por diversos fatores, tais como:

  • Excesso de atividades: Flexões repetidas durante exercícios de alta intensidade como levantamentos olímpicos, lunges, pliometria, corrida, dentre outros podem irritar a articulação da rótula (articulação femoropatelar)
  • Trauma direto: queda ou golpe no joelho;
  • Músculos da coxa enfraquecidos ou desequilíbrio muscular: Se você tem um desequilíbrio entre os músculos que compõem o grupo do quadríceps (o músculo ao longo da frente da coxa), o estresse físico não será distribuído uniformemente pelo joelho. Isso muitas vezes faz com que a rótula do joelho seja afastada da linha média da articulação do joelho, o que normalmente causa dor atrás da rótula ou ao longo da parte superior da rótula.
  • Problemas com os pés ou quadris: a musculatura do glúteo enfraquecida ou a pronação excessiva do pé também pode ocasionar dores nos joelhos, uma vez que esses fatores desencadeiam as compensações biomecânicas no corpo.

 

Sobre o Autor

Dr. Saulo Castro é Ortopedista em Brasília e Especialista em Joelho.

Veja outros Posts do Blog:

Condropatia Patelar

Luxação de Patela

 

 

Compartilhe:

Outros Posts

Saulo Morais Rodrigues de Castro - Doctoralia.com.br