Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Como é a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

O ligamento cruzado anterior fica no centro do joelho, tem um comprimento que varia de 2,5 a 4,1 cm e sua principal função é a de “segurar” a anteriorização da tíbia (osso da perna), evitando que ela seja deslocada para frente em relação ao fêmur. Isso confere estabilidade e segurança ao joelho durante a realização dos movimentos nas atividades físicas.

Praticantes de esportes de alta demanda física, como o futebol, o vôlei, o tênis e o basquete, têm maior probabilidade de apresentarem rotura do ligamento cruzado anterior (LCA). Não são apenas atletas profissionais que sofrem com a lesão do LCA, pelo contrário, estudos científicos demonstram que atletas de fim de semana apresentam muito mais lesões.

Nos esportes de contato é muito comum que aconteça a lesão do ligamento cruzado anterior, principalmente em adultos jovens (de 16 a 45 anos), o que não tira o risco de também afetar crianças e idosos. Por isso é importante que se procure um ortopedista especialista em joelho para sua avaliação clínica.

O mecanismo de lesão mais comum na rotura do LCA é a entorse do joelho, associando uma rotação interna do fêmur/coxa (para dentro) a uma rotação externa da perna (para fora), ou seja, seu corpo gira para um lado enquanto o pé fica preso ao solo.

Outros mecanismos que podem levar à lesão do ligamento cruzado anterior: mudança rápida de direção; parar de uma vez (freada brusca); reduzir a velocidade durante uma corrida (desaceleração); apoiar os pés incorretamente depois de um salto (salto com apoio em um só pé, levando à entorse do joelho); contato direto ou colisão (famosa “dividida de bola”).

Quais os sintomas do rompimento do ligamento cruzado anterior?

Em alguns casos o paciente não fica apresentando a sensação de falseio propriamente dita, mas pode sentir certa insegurança no joelho durante atividades que requeiram maior demanda de rotação do membro inferior. Leia mais em link: https://drsaulocastro.com.br/blog/lesao-do-ligamento-cruzado-dr-saulo-castro-ortopedista-especialista-em-joelho-em-brasilia-afeta-estabilidade-dos-joelhos/

Esses casos podem representar uma lesão parcial do LCA, na qual uma das bandas ainda está íntegra. Isso porque o ligamento cruzado anterior possui 2 bandas (ou fitas) em sua estrutura, e no trauma, pode ocorrer a ruptura de apenas uma banda do ligamento enquanto a outra continua íntegra.

A lesão completa, também conhecida como lesão total, ocorre na grande maioria dos casos, na qual as duas bandas do LCA são rompidas.

No momento em que o ligamento cruzado anterior é lesionado, geralmente é possível ouvir um estalido e sentir o joelho deslocar-se, é isso que muitos pacientes relatam. Dificilmente você conseguirá voltar a campo e então se inicia um processo de edema importante chamado de derrame articular. Você provavelmente terá dificuldade para se levantar por conta própria. 

Quais principais sintomas da Lesão do ligamento cruzado anterior?

  • Dor e inchaço. Em até 24 horas depois da lesão, o joelho inchará. O inchaço e a dor passarão sozinhos ao longo das semanas seguintes ao trauma. Porém seu joelho entrará em um processo de sobrecarga. E se você tentar retomar as atividades físicas, seu joelho estará provavelmente instável, o que pode causar novos danos, na cartilagem, nos meniscos ou até mesmo nos demais ligamentos do joelho.

  • Amplitude (arco) de movimento reduzida. O joelho não dobra ou não estica todo.

  • Sensibilidade de dor aumentada ao longo da linha da articulação (dor nas laterais do joelho).

  • Desconforto e até dor para caminhar.


Qual o tratamento para Lesão do ligamento cruzado anterior?

O tratamento para a ruptura do ligamento cruzado anterior variará conforme a individualidade de cada paciente.

É recomendado ao paciente, o contato imediato com seu médico ortopedista para avaliação e início do tratamento. O Dr Saulo Castro é ortopedista especialista em joelho em Brasília, com capacidade técnica para avaliar sua lesão do ligamento cruzado anterior e sugerir o tratamento mais adequado.

Independentemente de o tratamento envolver cirurgia ou não, a reabilitação fisioterápica para lesão do ligamento cruzado anterior tem um papel vital na retomada das atividades do dia a dia. Um programa de fisioterapia bem aplicado ajudará a recuperar a força e os movimentos fisiológicos do joelho a fim de haver um retorno ao esporte. Leia mais em link: https://drsaulocastro.com.br/blog/dr-saulo-castro-ortopedista-especialista-em-joelho-em-brasilia-cirurgia-e-fisioterapia-devolvem-seguranca-de-movimentos-pacientes-com-lesao-do-ligamento-cruzado/)


Com base em tudo isso, quando você precisar de ortopedista em Brasília para tratar lesão do ligamento cruzado anterior, entre em contato com o Dr Saulo Castro especialista em joelho!

Saiba mais em Lesão do Ligamento cruzado anterior

Saiba mais em Entrevista: Cirurgia e fisioterapia devolvem segurança de movimentos a pacientes com Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Saiba mais em Lesão do Ligamento Cruzado afeta estabilidade dos joelhos – Entrevista

Após qualquer procedimento cirúrgico o paciente recebe o número do celular pessoal do Dr Saulo Castro

Ortopedista em Brasília : Veja porque escolher o Dr Saulo para cuidar da sua saúde

Especialista em Joelho

O Dr Saulo Castro é um especialista experiente nas mais variadas patologias na articulação do joelho.

Avaliações de pacientes

O que os pacientes dizem sobre
o Dr Saulo Castro
Leia aqui

Consultas e convênios

Aceitamos convênios. Veja aqui
Para consultas particulares aceitamos dinheiro, cartões de crédito/débito e cheques.

Fácil localização

2 unidades: Asa Norte e Asa Sul.
Clique aqui

Na Mídia

Entrevistas e artigos
do Dr Saulo Castro
Leia aqui

Entenda sua cirurgia

Vídeos explicativos e didáticos facilitam seu entendimento na hora da consulta

Open chat