ortopedista em brasilia e Especialista em joelho Dr Saulo Castro
Lesão do Ligamento cruzado anterior
19/04/2019
Canelite – O que é? Como ocorre? Quais os sintomas? Tratamento e prevenção.
Canelite – O que é? Como ocorre? Quais os sintomas? Tratamento e prevenção.
31/07/2019

Dr Saulo Castro, médico ortopedista em Brasília, é convidado do Jornal Correio Braziliense para entrevista no dia do lançamento de uma publicação que pode revolucionar o futuro da ortopedia.

Pesquisadores da Universidade do Texas, EUA, desenvolveram músculos artificiais a partir de materiais sintéticos e o artigo é publicado no dia 12/07/2019 em uma das revistas de maior renome científico no mundo, a Science.

Neste link você pode conferir a reportagem eletrônica: http://bit.ly/2xMJISk

O músculo criado em laboratório é 40 vezes mais potente que tecidos humanos.

Durante 15 anos, os investigadores testaram uma série de materiais para servir de base para a criação de músculos artificiais. A ideia da equipe é construir o músculo artificial com os fios desenvolvidos em laboratório.

“Com esses dados, é possível dizer que eles estão no caminho certo. Pessoas no mundo inteiro buscam esse tipo de estrutura, que possa substituir a musculatura humana, mas muitas tentativas falharam. É difícil conseguir a contração e o relaxamento necessários. Esses pesquisadores conquistaram essas características graças ao uso desse material plástico”, avalia o Dr Saulo Castro, ortopedista em Brasília, e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Para o médico brasileiro, os testes desenvolvidos pelos pesquisadores americanos também são um destaque do trabalho. “O uso do calor e do resfriamento é feito justamente para testar as habilidades de contração e relaxamento e para saber se o músculo pode imitar a contração entre um braço e antebraço, por exemplo”, explica.

1 Comentário

  1. VINICIUS MIRANDA DE MENEZES disse:

    Olá Dr.

    O músculo sintético é indicado na substituição de ligamentos rompidos, como o LCA?

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MARCAR CONSULTA
Open chat