A Tendinite Patelar, também conhecida como “joelho do saltador”, é uma patologia do tendão patelar normalmente relacionada às atividades esportivas que demandam saltos e desacelerações bruscas, como o vôlei, basquete, atletismo, futebol e tênis.
É uma condição que, apesar de ser aparentemente inofensiva, pode incapacitar a prática esportiva. A incidência dela é maior nos homens. É uma das doenças do joelho que mais afeta os atletas, ocorrendo em até 20% dos corredores.
Os fatores de risco são as atividades já mencionadas associadas à fraqueza do quadríceps, falta de alongamento dos músculos isquiotibiais e desbalanço da musculatura de membros inferiores.
Procure sempre um ortopedista especialista em joelho para maiores informações.
Acredita-se que a patologia do tendão patelar seja causada por esforços repetitivos sobre o tendão durante o salto, e principalmente durante a desaceleração quando o esportista retorna ao solo após o salto.
É uma lesão mais comum em atletas, principalmente naqueles que participam de esportes envolvidos na desaceleração, como basquete, vôlei, handebol e corrida de rua. É ocasionalmente encontrada em jogadores de futebol, e em casos raros, pode também ser vista em esportes como musculação e ciclismo.
Os pacientes relatam dor anterior do joelho, muitas vezes contínua. O início dos sintomas é insidioso. Normalmente, o envolvimento é infrapatelar ou perto do polo inferior da patela. Logicamente que cada caso deve ser individualizado, e por isso é importante que se procure um ortopedista especialista em joelho para sua avaliação clínica.
A queixa do paciente bem definida na anamnese (história clínica) durante a consulta, associada ao exame físico realizado pelo médico ortopedista já são altamente sugestivos do diagnóstico de tendinite patelar. Por isso é importante que se procure um ortopedista especialista em joelho para sua avaliação clínica.
A radiografia normalmente não apresenta alterações, apesar de poder mostrar esporão no polo inferior da patela por tração.
Os exames de imagem ideais para avaliarmos a tendinite patelar e que mostram a alteração tendínea são o Ultrassom e principalmente a ressonância magnética.
Trabalhos científicos de revisão de literatura sobre o tema de tendinite patelar têm evidenciado bons resultados com a terapia por ondas de choque. Vulpiani e Trischitta (2007) relataram bons resultados em estudo de longo prazo na tendinite patelar. Leuwen e Zwervwer (2009) realizaram uma meta-análise em que encontraram sete trabalhos científicos sobre tendinite patelar tratada com terapia por ondas de choque e concluíram que, apesar de diferentes metodologias, os resultados são promissores quando há falha dos tratamentos habituais. O Dr Saulo Castro, ortopedista especialista em joelho em Brasília, tem o aparelho em sua clínica e faz este procedimento. Quer saber mais sobre esse tratamento? Acesse os textos: (link para ortotripsia no patologias e procedimentos) e (link para ortotripsia no Blog).
Saiba mais em Tendinite Patelar (ou Joelho do Saltador) – O que é? Como ocorre? Quais os sintomas? Qual o tratamento? E como prevenir?
Com base em tudo isso, caso precise de tratamento para uma tendinite patelar, entre em contato com a equipe do Dr Saulo Castro, ortopedista especialista em joelho em Brasília!
O Dr Saulo Castro é um especialista experiente nas mais variadas patologias na articulação do joelho.
O que os pacientes dizem sobre
o Dr Saulo Castro
Leia aqui
Aceitamos convênios. Veja aqui
Para consultas particulares aceitamos dinheiro, cartões de crédito/débito e cheques.
2 unidades: Asa Norte e Asa Sul.
Clique aqui
Vídeos explicativos e didáticos facilitam seu entendimento na hora da consulta
Dr Saulo Castro | Ortopedista e Especialista em Cirurgia de Joelho em Brasília – DF | Desenvolvido por: Site Point