Entenda o que é Tendinite Patelar?

Tendinite Patelar

O QUE É TENDINITE PATELAR?

A Tendinite Patelar, também conhecida como “joelho do saltador”, é uma patologia do tendão patelar normalmente relacionada às atividades esportivas que demandam saltos e desacelerações bruscas, como o vôlei, basquete, atletismo, futebol e tênis.

É uma condição que, apesar de ser aparentemente inofensiva, pode incapacitar a prática esportiva. A incidência dela é maior nos homens. É uma das doenças do joelho que mais afeta os atletas, ocorrendo em até 20% dos corredores.

Os fatores de risco são as atividades já mencionadas associadas à fraqueza do quadríceps, falta de alongamento dos músculos isquiotibiais e desbalanço da musculatura de membros inferiores.

Procure sempre um ortopedista especialista em joelho para maiores informações.

COMO OCORRE A TENDINITE PATELAR?

Acredita-se que a patologia do tendão patelar seja causada por esforços repetitivos sobre o tendão durante o salto, e principalmente durante a desaceleração quando o esportista retorna ao solo após o salto.

É uma lesão mais comum em atletas, principalmente naqueles que participam de esportes envolvidos na desaceleração, como basquete, vôlei, handebol e corrida de rua. É ocasionalmente encontrada em jogadores de futebol, e em casos raros, pode também ser vista em esportes como musculação e ciclismo.

O QUE SENTE QUEM TEM TENDINITE PATELAR?

Os pacientes relatam dor anterior do joelho, muitas vezes contínua. O início dos sintomas é insidioso. Normalmente, o envolvimento é infrapatelar ou perto do polo inferior da patela. Logicamente que cada caso deve ser individualizado, e por isso é importante que se procure um ortopedista especialista em joelho para sua avaliação clínica.

QUAIS OS GRAUS DA TENDINITE PATELAR?

Os graus de lesão na Classificação de Blazina para tendinite patelar:
Grau I – dor leve após atividade física;
Grau II – dor no início da atividade física, melhora após o aquecimento, piora no final do exercício, sem diminuição do rendimento;
Grau III – dor durante e após a atividade física com piora importante do rendimento do atleta;
Grau IV – ruptura parcial ou total do tendão (há a necessidade de se avaliar a necessidade de cirurgia).

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE TENDINITE PATELAR?

A queixa do paciente bem definida na anamnese (história clínica) durante a consulta, associada ao exame físico realizado pelo médico ortopedista já são altamente sugestivos do diagnóstico de tendinite patelar. Por isso é importante que se procure um ortopedista especialista em joelho para sua avaliação clínica.

A radiografia normalmente não apresenta alterações, apesar de poder mostrar esporão no polo inferior da patela por tração.

Os exames de imagem ideais para avaliarmos a tendinite patelar e que mostram a alteração tendínea são o Ultrassom e principalmente a ressonância magnética.

COMO É O TRATAMENTO PARA TENDINITE PATELAR?

Quando a tendinite patelar não é tratada adequadamente, tende a evoluir gradativamente como já mencionado acima nos graus de lesão da Classificação de Blazina.
Gelo (crioterapia), analgésicos e repouso relativo com modificação da atividade física são as medidas iniciais a serem tomadas.
O tratamento fisioterápico é realizado abordando gradativamente analgesia e medidas anti-inflamatórias, progredindo com exercícios excêntricos e também com fortalecimento muscular.
O fortalecimento muscular de membros inferiores pode e/ou deve ser posteriormente continuado na academia, sob supervisão profissional.
A infiltração com corticóides tem sido cada vez menos utilizada devido ao  risco de lesão do tendão patelar com a realização de procedimentos contínuos.
O tratamento cirúrgico raramente é indicado e reservado apenas para os casos refratários ou rupturas (normalmente completas). Para diminuir qualquer risco, ao procurar um ortopedista em Brasília para fazer seu procedimento, procure sempre um especialista em joelho

TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE PARA TENDINITE PATELAR OU ORTOTRIPSIA PARA TRATAMENTO DA TENDINITE PATELAR:

Trabalhos científicos de revisão de literatura sobre o tema de tendinite patelar têm evidenciado bons resultados com a terapia por ondas de choque. Vulpiani e Trischitta (2007) relataram bons resultados em estudo de longo prazo na tendinite patelar. Leuwen e Zwervwer (2009) realizaram uma meta-análise em que encontraram sete trabalhos científicos sobre tendinite patelar tratada com terapia por ondas de choque e concluíram que, apesar de diferentes metodologias, os resultados são promissores quando há falha dos tratamentos habituais. O Dr Saulo Castro, ortopedista especialista em joelho em Brasília, tem o aparelho em sua clínica e faz este procedimento. Quer saber mais sobre esse tratamento? Acesse os textos: (link para ortotripsia no patologias e procedimentos) e (link para ortotripsia no Blog).

Com base em tudo isso, caso precise de tratamento para uma tendinite patelar, entre em contato com a equipe do Dr Saulo Castro, ortopedista especialista em joelho em Brasília!

Após qualquer procedimento cirúrgico o paciente recebe o número do celular pessoal do Dr Saulo Castro

Ortopedista em Brasília : Veja porque escolher o Dr Saulo para cuidar da sua saúde

Especialista em Joelho

O Dr Saulo Castro é um especialista experiente nas mais variadas patologias na articulação do joelho.

Avaliações de pacientes

O que os pacientes dizem sobre
o Dr Saulo Castro
Leia aqui

Consultas e convênios

Aceitamos convênios. Veja aqui
Para consultas particulares aceitamos dinheiro, cartões de crédito/débito e cheques.

Fácil localização

2 unidades: Asa Norte e Asa Sul.
Clique aqui

Na Mídia

Entrevistas e artigos
do Dr Saulo Castro
Leia aqui

Entenda sua cirurgia

Vídeos explicativos e didáticos facilitam seu entendimento na hora da consulta

Open chat