O ligamento cruzado anterior fica no centro do joelho, tem um comprimento que varia de 2,5 a 4,1 cm e sua principal função é a de “segurar” a anteriorização da tíbia (osso da perna), evitando que ela seja deslocada para frente em relação ao fêmur. Isso confere estabilidade e segurança ao joelho durante a realização dos movimentos nas atividades físicas.
Praticantes de esportes de alta demanda física, como o futebol, o vôlei, o tênis e o basquete, têm maior probabilidade de apresentarem rotura do ligamento cruzado anterior (LCA). Não são apenas atletas profissionais que sofrem com a lesão do LCA, pelo contrário, estudos científicos demonstram que atletas de fim de semana apresentam muito mais lesões.
Nos esportes de contato é muito comum que aconteça a lesão do ligamento cruzado anterior, principalmente em adultos jovens (de 16 a 45 anos), o que não tira o risco de também afetar crianças e idosos. Por isso é importante que se procure um ortopedista especialista em joelho para sua avaliação clínica.
O mecanismo de lesão mais comum na rotura do LCA é a entorse do joelho, associando uma rotação interna do fêmur/coxa (para dentro) a uma rotação externa da perna (para fora), ou seja, seu corpo gira para um lado enquanto o pé fica preso ao solo.
Outros mecanismos que podem levar à lesão do ligamento cruzado anterior: mudança rápida de direção; parar de uma vez (freada brusca); reduzir a velocidade durante uma corrida (desaceleração); apoiar os pés incorretamente depois de um salto (salto com apoio em um só pé, levando à entorse do joelho); contato direto ou colisão (famosa “dividida de bola”).
Em alguns casos o paciente não fica apresentando a sensação de falseio propriamente dita, mas pode sentir certa insegurança no joelho durante atividades que requeiram maior demanda de rotação do membro inferior. Leia mais em link: https://drsaulocastro.com.br/
Esses casos podem representar uma lesão parcial do LCA, na qual uma das bandas ainda está íntegra. Isso porque o ligamento cruzado anterior possui 2 bandas (ou fitas) em sua estrutura, e no trauma, pode ocorrer a ruptura de apenas uma banda do ligamento enquanto a outra continua íntegra.
A lesão completa, também conhecida como lesão total, ocorre na grande maioria dos casos, na qual as duas bandas do LCA são rompidas.
No momento em que o ligamento cruzado anterior é lesionado, geralmente é possível ouvir um estalido e sentir o joelho deslocar-se, é isso que muitos pacientes relatam. Dificilmente você conseguirá voltar a campo e então se inicia um processo de edema importante chamado de derrame articular. Você provavelmente terá dificuldade para se levantar por conta própria.
O tratamento para a ruptura do ligamento cruzado anterior variará conforme a individualidade de cada paciente.
É recomendado ao paciente, o contato imediato com seu médico ortopedista para avaliação e início do tratamento. O Dr Saulo Castro é ortopedista especialista em joelho em Brasília, com capacidade técnica para avaliar sua lesão do ligamento cruzado anterior e sugerir o tratamento mais adequado.
Independentemente de o tratamento envolver cirurgia ou não, a reabilitação fisioterápica para lesão do ligamento cruzado anterior tem um papel vital na retomada das atividades do dia a dia. Um programa de fisioterapia bem aplicado ajudará a recuperar a força e os movimentos fisiológicos do joelho a fim de haver um retorno ao esporte. Leia mais em link: https://drsaulocastro.com.br/
Com base em tudo isso, quando você precisar de ortopedista em Brasília para tratar lesão do ligamento cruzado anterior, entre em contato com o Dr Saulo Castro especialista em joelho!
Saiba mais em Lesão do Ligamento cruzado anterior
Saiba mais em Entrevista: Cirurgia e fisioterapia devolvem segurança de movimentos a pacientes com Lesão do Ligamento Cruzado Anterior
Saiba mais em Lesão do Ligamento Cruzado afeta estabilidade dos joelhos – Entrevista
O Dr Saulo Castro é um especialista experiente nas mais variadas patologias na articulação do joelho.
O que os pacientes dizem sobre
o Dr Saulo Castro
Leia aqui
Aceitamos convênios. Veja aqui
Para consultas particulares aceitamos dinheiro, cartões de crédito/débito e cheques.
2 unidades: Asa Norte e Asa Sul.
Clique aqui
Vídeos explicativos e didáticos facilitam seu entendimento na hora da consulta
Dr Saulo Castro | Ortopedista e Especialista em Cirurgia de Joelho em Brasília – DF | Desenvolvido por: Site Point